Ementas das disciplinas obrigatórias
PER |
DISCIPLINA |
EMENTA DA DISCIPLINA |
1º |
Bases Antropológicas e Educação |
Apresentação do campo disciplinar antropológico, dos conceitos fundantes da Antropologia, tais como cultura, diferença, relativismo cultural, etnocentrismo, (des)colonização. Trabalho de campo e a etnografia. Diversidade e Educação. |
Bases Sociológicas e Educação |
A sociologia e educação nos mundos modernos, coloniais e pós-coloniais. A imaginação, a crítica e a reflexividade sociológica diante da educação. Indivíduo e sociedade. Classe, raça, racismo, gênero, geração e violência. Cultura, ideologia, poder e educação. Neoliberalismo e empreendedorismo. Amazônia e questão ambiental. |
|
Bases das Ciências Políticas e Educação |
O objeto da Ciência Política. Poder e Estado. Ideias, ideologias políticas e Educação. Democracia e representação. Sistemas de governo. Eleições e sistemas partidários e o caso brasileiro. Política e sistemas educacionais |
|
Laboratório de Leitura e Escrita em Ciências Sociais I |
Introdução às linguagens e comunicação acadêmica. Discussão sobre ler/escrever, desenhar, fotografar, falar. Escrita, Experiência e Especulação. Fatos e Ficções. Aproximações e distanciamentos das Ciências Sociais com a Literatura. |
|
Língua Brasileira de Sinais - Libras |
História, Fundamentos e Teorias da Educação de Surdos; Pedagogia Surda/Visual; Parâmetros da Libras; noções básicas de linguística da Libras; Conteúdos básicos de Libras; As legislações e o Sujeito Surdo; Mitos sobre a Surdez, pessoa surda e Língua de Sinais; Cultura surda e artefatos culturais; Identidades surdas. |
|
|
||
2º |
Antropologia, Educação e Diversidade |
Contribuições da antropologia para a educação a partir dos debates em torno da relação natureza e cultura nas perspectivas ocidentais e não-ocidentais; conceitos de cultura; métodos antropológicos; teorias sobre raça e racismo; identidade e etnia; gênero e sexualidade; ecologia e ambiente. |
Sociologia da Cultura e da Educação
|
Educação como objeto da sociologia. Educação, Sociologia e o mundo moderno: Socialização, Racionalização e a Perspectiva de Classe. Educação, Reprodução Social, Emancipação e Reflexividade. Sociologia da Educação no Brasil. Democracia, Gênero, Racismo e Diversidade na escola. Território Educativo. |
|
Democracia e Educação |
Teorias da democracia. Comunitarismo e Multiculturalismo. Democracia no Brasil e na América Latina. Democracia e Educação. A escola como espaço democrático. |
|
Laboratório de Leitura e Escrita em Ciências Sociais II |
Desenvolvimento da prática da leitura e da escrita acadêmica. Escrita científica e poder. Estilos da escrita acadêmica em Ciências Sociais. Composição do texto acadêmico. |
|
|
Psicologia da Educação |
Psicologia: evolução histórica, objeto de estudo, conceito e interface com a educação. A contribuição das teorias do desenvolvimento e da aprendizagem ao processo ensino-aprendizagem: Sigmund Freud, Erik Erikson, Frederic Skinner, Jean Piaget, Henri Wallon, Lev. S. Vygotsky. |
|
||
3º |
Antropologia, Território e Política |
Território, Economia e Política na Antropologia; organização social e sistemas políticos; relações de trocas e constituição de redes; teoria da aliança e os estudos do parentesco; movimentos sociais e etnicidade; desdobramentos contemporâneos ocidentais e não-ocidentais. |
Clássicas e Clássicos da Sociologia
|
Marx, materialismo histórico, produção de valor e colonização. Weber, sociologia compreensiva, a dominação e sociedades não ocidentais. Outras autoras clássicas. |
|
Estado e Pensamento Político
|
Tradições do pensamento político moderno e contemporâneo. Estado e sociedade civil. Estado e violência. Estado como Instituição. Estado e pluralismo. Estado brasileiro e o pensamento político brasileiro. |
|
Encontro de saberes |
Encontro com mestres/as dos saberes tradicionais, com o intuito de possibilitar o diálogo e o reconhecimento desses saberes na Universidade. Diversidade cultural e pluralidade epistêmica. Saberes e fazeres. Artes e ofícios. Culturas e cultivos. Políticas da Terra. Pedagogias múltiplas. |
|
Legislação da Educação Básica |
Estado, Políticas Públicas e Legislação: concepções e relações. Legislação da Educação Básica no Brasil: retrospectiva histórica e atuais configurações. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei N° 9394/96), os planos e programas educacionais no contexto nacional e no estado do Amazonas. Direitos Humanos e Políticas Educacionais: o direito à educação como dimensão dos direitos humanos – acesso, permanência e qualidade social da educação. |
|
|
||
4º |
Magia, Ciência, Religião e Antropologia
|
Magia, ciência e religião e seus desdobramentos na história da antropologia; mitos e ritos; pensamento selvagem; o problema da crença e da verdade. Antropologia enquanto ciência. Etnografia como construção interpretativa, literatura e crítica (inter)cultural, em perspectivas ocidentais e não-ocidentais. |
Sociologias, Colonialidade e Gênero
|
Sociologia contemporânea europeia e estadunidense. Sociologia brasileira. Estudos pós-coloniais. Estudos de gênero. |
|
Instituições e Cultura Política
|
Abordagens da ciência política: comportamentalismo, institucionalismo e neo-institucionalismo. Escolha racional, teoria dos jogos, cultura política e política comparada. Ciência política no Brasil. Pesquisa em Ciência Política. |
|
História da Amazônia |
A problemática da História da Amazônia: a questão dos métodos e das fontes. Os povos indígenas da Amazônia no momento da chegada do colonizador. “A Conquista da Amazônia”. A hegemonia lusa e a resistência. A formação das classes sociais. Os aparelhos de transmissão cultural. A identidade regional. |
|
Didática |
Conceituações e concepções de organização do ensino e aprendizagem. Bases Psicológicas, Epistemológicas e Culturais da Aprendizagem. O processo didático, a interdisciplinaridade e a prática pedagógica. A relação forma e conteúdo. A transposição e os elementos da organização didática: objetivos, conteúdos/ habilidades/atitudes, metodologias, mediações e recursos, Avaliação. Organização das experiências de ensino e aprendizagem. |
|
|
||
5º |
Estatística aplicada à Ciências Sociais |
Conceitos fundamentais de Estatística. Fases do Trabalho Estatístico. Distribuição de Frequência. Apresentação Gráfica. Medidas de Posição. Medidas de Variabilidade. Distribuições Especiais. Intervalo de Confiança. Noções de Teste de Hipótese. |
Políticas Públicas e Educação |
Principais perspectivas analíticas para a explicação das políticas públicas. Estudo de políticas educacionais e seus fundamentos teóricos. A organização dos sistemas de ensino: contextos internacionais, nacionais e regionais. |
|
Seminário Integrador em Ciências Sociais I - Educação
|
Aproximação inicial dos conteúdos básicos da Educação e Ciências Sociais. Mapeamento das práticas pedagógicas da disciplina na Educação Básica. Metodologias e recursos didáticos. |
|
Estágio Curricular Supervisionado I
|
Problematização do espaço escolar e do seu entorno enquanto objeto de investigação e atuação. Acompanhamento in loco do processo de organização Escolar no Ensino Médio. Diagnóstico do território educativo. Compreensão da diversidade de espaços escolares/educação. |
|
|
||
6º |
Laboratório de pesquisa Sociologia/Antropologia/Ciências Políticas |
Práticas de pesquisa em Antropologia/Ciência Política/Sociologia
|
Sociologia da Comunicação e TI
|
Estudo das principais abordagens teóricas sobre o fenômeno da comunicação midiática e seus diferentes aspectos; Funções e efeitos dos meios de comunicação na sociedade. Impacto das novas tecnologias nos processos comunicacionais de aprendizagem. Práticas de ensino em ciências sociais mediadas pela tecnologia. |
|
Seminário Integrador em Ciências Sociais II – Teoria Social
|
Mediação pedagógicas: metodologias, planejamento, técnicas de ensino e aprendizagem, recursos didáticos e elaboração de material didático. Estudos e práticas dos conteúdos das disciplinas cursadas das Teorias Sociológicas, Políticas e Antropológicas em consonância com as aprendizagens prescritas na BNCC. |
|
Estágio Curricular Supervisionado II |
Gestão dos processos educacionais. Planejamento de Regências de classes no ensino médio para atividades de Sociologia. Realização de atividades como oficinas e minicursos. Mediação didática. Desafios postos ao planejamento de aulas de Ciências Sociais/Sociologia. |
|
|
||
7º |
TCCI |
Reflexões pedagógicas e metodológicas do trabalho científico. Elaboração e execução do trabalho monográfico. |
Seminário Integrador em Ciências Sociais III - Formação Docente
|
Formação docente em Ciências Sociais. Experiências, vivências e perspectivas na formação docente. metodologias, planejamento, técnicas de ensino e aprendizagem, recursos didáticos e elaboração de material didático. |
|
Estágio Curricular Supervisionado III
|
Estratégias, metodologias e mediações nas práticas de ensino. Elaboração de recursos didáticos e regência de aulas de Ciências Sociais/Sociologia para o ensino médio. Planejamento e execução de atividades na Educação Básica. |
|
|
||
8 |
TCC II |
Reflexões pedagógicas e metodológicas do trabalho científico. Elaboração e execução do trabalho monográfico. |
|
O ementário completo está disponível aqui.
Redes Sociais