Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Ementas
Início do conteúdo da página

Ementas das disciplinas obrigatórias

Publicado: Terça, 03 de Outubro de 2023, 13h51 | Última atualização em Sábado, 03 de Fevereiro de 2024, 10h52 | Acessos: 509

PER

DISCIPLINA

EMENTA DA DISCIPLINA

 

Bases Antropológicas e Educação

Apresentação do campo disciplinar antropológico, dos conceitos fundantes da Antropologia, tais como cultura, diferença, relativismo cultural, etnocentrismo, (des)colonização. Trabalho de campo e a etnografia. Diversidade e Educação.

 

Bases Sociológicas e Educação

A sociologia e educação nos mundos modernos, coloniais e pós-coloniais. A imaginação, a crítica e a reflexividade sociológica diante da educação. Indivíduo e sociedade. Classe, raça, racismo, gênero, geração e violência. Cultura, ideologia, poder e educação. Neoliberalismo e empreendedorismo. Amazônia e questão ambiental.

 

Bases das Ciências Políticas e Educação

O objeto da Ciência Política. Poder e Estado. Ideias, ideologias políticas e Educação. Democracia e representação. Sistemas de governo. Eleições e sistemas partidários e o caso brasileiro. Política e sistemas educacionais

 

Laboratório de Leitura e Escrita em Ciências Sociais I

Introdução às linguagens e comunicação acadêmica. Discussão sobre ler/escrever, desenhar, fotografar, falar. Escrita, Experiência e Especulação. Fatos e Ficções. Aproximações e distanciamentos das Ciências Sociais com a Literatura.

 

Língua Brasileira de Sinais - Libras

História, Fundamentos e Teorias da Educação de Surdos; Pedagogia Surda/Visual; Parâmetros da Libras; noções básicas de linguística da Libras; Conteúdos básicos de Libras; As legislações e o Sujeito Surdo; Mitos sobre a Surdez, pessoa surda e Língua de Sinais; Cultura surda e artefatos culturais; Identidades surdas.

 

 

 

Antropologia, Educação e Diversidade

Contribuições da antropologia para a educação a partir dos debates em torno da relação natureza e cultura nas perspectivas ocidentais e não-ocidentais; conceitos de cultura; métodos antropológicos; teorias sobre raça e racismo; identidade e etnia; gênero e sexualidade; ecologia e ambiente.

 

Sociologia da Cultura e da Educação

 

Educação como objeto da sociologia. Educação, Sociologia e o mundo moderno: Socialização, Racionalização e a Perspectiva de Classe. Educação, Reprodução Social, Emancipação e Reflexividade. Sociologia da Educação no Brasil. Democracia, Gênero, Racismo e Diversidade na escola. Território Educativo.

 

Democracia e Educação

Teorias da democracia. Comunitarismo e Multiculturalismo. Democracia no Brasil e na América Latina. Democracia e Educação. A escola como espaço democrático.

 

Laboratório de Leitura e Escrita em Ciências Sociais II

Desenvolvimento da prática da leitura e da escrita acadêmica. Escrita científica e poder. Estilos da escrita acadêmica em Ciências Sociais. Composição do texto acadêmico.

 

 

Psicologia da Educação

Psicologia: evolução histórica, objeto de estudo, conceito e interface com a educação. A contribuição das teorias do desenvolvimento e da aprendizagem ao processo ensino-aprendizagem: Sigmund Freud, Erik Erikson, Frederic Skinner, Jean Piaget, Henri Wallon, Lev. S. Vygotsky. 

 

 

Antropologia, Território e Política

Território, Economia e Política na Antropologia; organização social e sistemas políticos; relações de trocas e constituição de redes; teoria da aliança e os estudos do parentesco; movimentos sociais e etnicidade; desdobramentos contemporâneos ocidentais e não-ocidentais.

 

Clássicas e Clássicos da Sociologia

 

Marx, materialismo histórico, produção de valor e colonização. Weber, sociologia compreensiva, a dominação e sociedades não ocidentais. Outras autoras clássicas.

 

Estado e Pensamento Político

 

Tradições do pensamento político moderno e contemporâneo. Estado e sociedade civil. Estado e violência. Estado como Instituição. Estado e pluralismo. Estado brasileiro e o pensamento político brasileiro.

 

Encontro de saberes

Encontro com mestres/as dos saberes tradicionais, com o intuito de possibilitar o diálogo e o reconhecimento desses saberes na Universidade. Diversidade cultural e pluralidade epistêmica. Saberes e fazeres. Artes e ofícios. Culturas e cultivos. Políticas da Terra. Pedagogias múltiplas.

 

Legislação da Educação Básica

Estado, Políticas Públicas e Legislação: concepções e relações. Legislação da Educação Básica no Brasil: retrospectiva histórica e atuais configurações. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei N° 9394/96), os planos e programas educacionais no contexto nacional e no estado do Amazonas. Direitos Humanos e Políticas Educacionais: o direito à educação como dimensão dos direitos humanos  – acesso, permanência e qualidade social da educação.

 

 

Magia, Ciência, Religião e Antropologia

 

Magia, ciência e religião e seus desdobramentos na história da antropologia; mitos e ritos; pensamento selvagem; o problema da crença e da verdade. Antropologia enquanto ciência. Etnografia como construção interpretativa, literatura e crítica (inter)cultural, em perspectivas ocidentais e não-ocidentais.

 

Sociologias, Colonialidade e Gênero

 

Sociologia contemporânea europeia e estadunidense. Sociologia brasileira. Estudos pós-coloniais. Estudos de gênero.

 

Instituições e Cultura Política

 

Abordagens da ciência política: comportamentalismo, institucionalismo e neo-institucionalismo. Escolha racional, teoria dos jogos, cultura política e política comparada. Ciência política no Brasil. Pesquisa em Ciência Política.

 

História da Amazônia

A problemática da História da Amazônia: a questão dos métodos e das fontes. Os povos indígenas da Amazônia no momento da chegada do colonizador. “A Conquista da Amazônia”. A hegemonia lusa e a resistência. A formação das classes sociais. Os aparelhos de transmissão cultural. A identidade regional.

 

Didática

Conceituações e concepções de organização do ensino e aprendizagem. Bases Psicológicas, Epistemológicas e Culturais da Aprendizagem. O processo didático, a interdisciplinaridade e a prática pedagógica. A relação forma e conteúdo. A transposição e os elementos da organização didática: objetivos, conteúdos/ habilidades/atitudes, metodologias, mediações e recursos, Avaliação. Organização das experiências de ensino e aprendizagem.

 

 

Estatística aplicada à Ciências Sociais

Conceitos fundamentais de Estatística. Fases do Trabalho Estatístico. Distribuição de Frequência. Apresentação Gráfica. Medidas de Posição. Medidas de Variabilidade. Distribuições Especiais. Intervalo de Confiança. Noções de Teste de Hipótese.

 

Políticas Públicas e Educação

Principais perspectivas analíticas para a explicação das políticas públicas. Estudo de políticas educacionais e seus fundamentos teóricos. A organização dos sistemas de ensino: contextos internacionais, nacionais e regionais.

 

Seminário Integrador em Ciências Sociais I - Educação

 

Aproximação inicial dos conteúdos básicos da Educação e Ciências Sociais. Mapeamento das práticas pedagógicas da disciplina na Educação Básica. Metodologias e recursos didáticos.

 

 

Estágio Curricular Supervisionado I

 

Problematização do espaço escolar e do seu entorno enquanto objeto de investigação e atuação. Acompanhamento in loco do processo de organização Escolar no Ensino Médio. Diagnóstico do território educativo. Compreensão da diversidade de espaços escolares/educação.

 

 

 

Laboratório de pesquisa

Sociologia/Antropologia/Ciências Políticas

Práticas de pesquisa em Antropologia/Ciência Política/Sociologia

 

 

Sociologia da Comunicação e TI

 

Estudo das principais abordagens teóricas sobre o fenômeno da comunicação midiática e seus diferentes aspectos; Funções e efeitos dos meios de comunicação na sociedade. Impacto das novas tecnologias nos processos comunicacionais de aprendizagem. Práticas de ensino em ciências sociais mediadas pela tecnologia.

 

Seminário Integrador em Ciências Sociais II – Teoria Social

 

Mediação pedagógicas: metodologias, planejamento, técnicas de ensino e aprendizagem, recursos didáticos e elaboração de material didático. Estudos e práticas dos conteúdos das disciplinas cursadas das Teorias Sociológicas, Políticas e Antropológicas em consonância com as aprendizagens prescritas na BNCC.

 

 

Estágio Curricular Supervisionado II

Gestão dos processos educacionais. Planejamento de Regências de classes no ensino médio para atividades de Sociologia. Realização de atividades como oficinas e minicursos. Mediação didática. Desafios postos ao planejamento de aulas de Ciências Sociais/Sociologia.

 

 

TCCI

Reflexões pedagógicas e metodológicas do trabalho científico. Elaboração e execução do trabalho monográfico.

 

Seminário Integrador em Ciências Sociais III - Formação Docente

 

Formação docente em Ciências Sociais. Experiências, vivências e perspectivas na formação docente. metodologias, planejamento, técnicas de ensino e aprendizagem, recursos didáticos e elaboração de material didático.

 

 

Estágio Curricular Supervisionado III

 

Estratégias, metodologias e mediações nas práticas de ensino. Elaboração de recursos didáticos e regência de aulas de Ciências Sociais/Sociologia para o ensino médio. Planejamento e execução de atividades na Educação Básica.

 

8

 

TCC II

Reflexões pedagógicas e metodológicas do trabalho científico. Elaboração e execução do trabalho monográfico.

 

 

O ementário completo está disponível aqui.

Fim do conteúdo da página