Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > PIBIC, PIBEX e Monitoria
Início do conteúdo da página

PIBIC, PIBEX e Monitoria

Publicado: Quinta, 12 de Outubro de 2023, 15h20 | Última atualização em Quinta, 12 de Outubro de 2023, 19h19 | Acessos: 603

PIBIC: O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica destina bolsas para estudantes de graduação por meio de edital lançado anualmente. O objetivo do PIBIC é estimular a pesquisa científica entre graduandos/as. Sua submissão depende dos projetos de pesquisa enviados pelos/as docentes, elaborados em conjunto com o/a estudante interessado/a, submetidos via Portal E-campus. As bolsas mais frequentes são CNPq, UFAM, FAPEAM, mas também é possível participar da Iniciação Científica de forma voluntária. O/a estudante interessado/a pode ser convidado/a ou pode propor a um/a docente a submissão de um projeto PIBIC, que passará a ser seu/sua orientador/a. Para ser bolsista de Iniciação Científica é necessário não ter vínculo empregatício e dedicar 20h semanais à pesquisa. As bolsas costumam começar entre agosto/setembro e terminar em julho/agosto do ano seguinte. Caso você se interesse por iniciação científica, fique atento/a aos editais abertos no site da PROPESP, além de participar de grupos de pesquisa cujas temáticas lhe interessem.

PIBEX: O Programa Institucional de Bolsas de Extensão destina bolsas para estudantes de graduação por meio de Edital lançado anualmente. O objetivo do PIBEX é viabilizar e estimular a interação de estudantes da universidade com outros setores da sociedade, através de atividades que contribuam para a sua formação acadêmica, profissional e para o exercício da cidadania. Sua submissão depende de projetos de extensão enviados por docentes, submetidos via Portal E-campus. Para ser bolsista PIBEX é necessário não ter vínculo empregatício e dedicar 20h semanais à extensão, mas também é possível participar de ações e programas de Extensão de forma voluntária. Caso você se interesse, fique atento/a aos editais abertos no site da PROEXT, além de ficar atento aos projetos e programas de extensão e as chamadas de seleção para bolsistas.

Monitoria: O Programa de Monitoria destina bolsas para estudantes de graduação por meio de edital lançado semestralmente, cuja participação é de responsabilidade dos departamentos. O objetivo da monitoria é iniciar e estimular a participação de estudantes de graduação em diversas atividades docentes do nível superior. Para ser bolsista o/a monitor/a é necessário não ter vínculo empregatício e dedicar 12h semanais ao acompanhamento das atividades da disciplina para o qual foi designado, mas também é possível participar de forma voluntária. Caso você se interesse, fique atento/as às chamadas de seleção dos departamentos de Antropologia e de Ciências Sociais.

Fim do conteúdo da página