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Encontro de Saberes

Publicado: Quarta, 04 de Outubro de 2023, 17h55 | Última atualização em Terça, 30 de Janeiro de 2024, 10h17 | Acessos: 231

O Encontro de Saberes constitui uma disciplina obrigatória do Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, também ofertada a outros cursos da UFAM como disciplina optativa. Encontra inspiração na proposta do Encontro de Saberes do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCTI) de Inclusão no Ensino Superior e na Pesquisa da Universidade de Brasília (UnB), Iniciado no Departamento de Antropologia da UnB em 2010. Trata-se de uma iniciativa inovadora na promoção de diálogos contínuos e sistemáticos entre conhecimentos acadêmicos e saberes de povos e comunidades tradicionais. Neste sentido, extrapola o campo disciplinar, constituindo um projeto político-pedagógico de inclusão epistêmica.

A disciplina procura abrir a Universidade a experiências de ensino e de pesquisa pluriepistêmicas, convidando e concedendo espaço de docência às/aos mestras/es e saberes negros, indígenas, de comunidades tradicionais e de culturas populares. Baseia-se em uma perspectiva pedagógica que integra o sentirpensar e o fazer, ofertando às/aos estudantes outras modalidades de conhecimento que enfatizam o protagonismo de coletividades geralmente enquadradas como "objetos de estudo" das ciências ocidentais, cujos conhecimentos são historicamente invisibilizados. Importante destacar que a disciplina constitui um desdobramento da luta por políticas de inclusão e de ações afirmativas nas Universidades brasileiras, principalmente para negros e indígenas. Assim, esta iniciativa também visa atender às demandas das leis 10.639/2003 e 11.645/2008, que tornam obrigatória a inclusão das temáticas indígenas e afro-brasileiras nas escolas, levando em conta que as Universidades têm um papel fundamental para a qualificação e aplicação destas leis, sobretudo os cursos de Licenciatura.

Trata-se, portanto, de um gesto político-pedagógico de alargamento do horizonte epistemológico do papel social da universidade. Alargamento assentado na perspectiva crítica da matriz eurocêntrica das universidades, fomentando a abertura para uma multiplicidade de saberes. Levando em conta debates atuais no campo da antropologia e de outras ciências, buscamos desenvolver iniciativas práticas que promovam a diversidade. Neste sentido, a proposta de inclusão dos saberes tradicionais nas universidades visa, mais do que a legitimação desses saberes pelos saberes científicos, a transformação das nossas próprias práticas e paradigmas acadêmicos. Na região norte no país,o projeto Encontro de Saberes é desenvolvido pela Universidade Federal de Roraima (UFRR) e pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Contudo, destacamos o pioneirismo do Curso de Licenciatura em Ciências Sociais da UFAM em propor o Encontro de Saberes como disciplina obrigatória da estrutura curricular do curso, contribuindo para o fortalecimento das políticas de inclusão e ações afirmativas no contexto amazônico.

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